O que é SEO e como posicionar uma página da web no Google?

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Hoje é difícil alguém não saber o que é o Google. O maior motor de busca e onde todos vamos para aprender e investigar. Ter presença na internet exige esforço e otimizar a página é essencial. Posicionar uma página web tornou-se uma das principais prioridades das empresas atualmente. 

Para alcançar uma boa posição no Google é importante atender a certas condições, desta forma a Otimização é alcançada, falaremos sobre isso hoje.

 

O que é SEO? 

Sua sigla significa Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca) e nada mais é do que um conjunto de ações que fazem os sites subirem no ranking quando se trata de aparecer no Google quando alguém faz uma busca relacionada aos seus produtos ou serviços. 

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Por que é importante fazer SEO? 

Nossos hábitos mudaram progressivamente à medida que a tecnologia avança. Não comunicamos, informamos e nos relacionamos da mesma forma que há 10 ou 15 anos. 

O mesmo tem acontecido com nossos costumes na hora de comprar um produto ou contratar um serviço. Várias coisas estão acontecendo: 

A primeira é que a cada dia compramos mais online. Tanto os produtos quanto os serviços foram diversificados para dar a seus clientes e usuários mais possibilidades de compra por meio de canais como aplicativos e lojas online. 

A segunda é que antes de decidir sobre uma marca, pesquisamos sobre ela. Isso significa ir ao Google e pesquisar, por exemplo, “Melhor hotel em São Paulo”. Ao fazer isso, você poderá ver os resultados: qual hotel tem um site atualizado, presença nas redes sociais, avaliações positivas de clientes, etc. 

Então, perder a oportunidade de estar lá, no buscador mais importante, é um erro grave. 

Ao otimizar seu site, ele ficará cada vez melhor posicionado no Google, o que fará com que mais pessoas o encontrem. Ao mesmo tempo, outras páginas usarão você como referência em seus textos, com links para seu site, o que lhe dará melhor posicionamento e autoridade. 

 

O que é otimização de conteúdo? 

Como já mencionamos, a otimização de um site nada mais é do que aplicar medidas que farão com que aquele site tenha um melhor posicionamento na web. 

A ideia será ter uma página que resolva dúvidas, inconveniências e problemas. Que tenha um blog onde as pessoas possam ir para resolvê-lo e que faça com que o produto se posicione não apenas na web, mas também na mente dos usuários. Esses conteúdos devem ter: 

Um bom título: um título atraente é aquele que aponta para dúvidas e necessidades reais dos usuários. Sempre faça o seu melhor para que seus títulos incluam palavras como “O que”, “Como”, “Por que”. Para fazer isso, você pode fazer o exercício de se colocar no lugar do seu cliente em potencial e pensar “O que meu comprador pesquisa no Google?”.

Isso lhe dará mais informações sobre o tipo de conteúdo que pode ser útil e valioso. Usar listas numeradas também é muito atraente (Exemplo: 10 coisas que você deve fazer em Nova York”).

Uma palavra-chave ou frase: uma vez que você tenha clareza sobre o tema sobre o qual deseja escrever, pode decidir sobre uma palavra ou frase-chave ( Keyword ) e saber como ela está posicionada nos mecanismos. Idealmente, você deve usar palavras de pesquisa regularmente. Para descobrir, apoie-se nas ferramentas de pesquisa de palavras -chave que mencionamos anteriormente: Semrush e UberSuggest . 

Análise de SEO: a maioria das plataformas de blogs como o WordPress possui ferramentas que analisam os textos e dão um diagnóstico de seu possível posicionamento no Google, a mais popular é chamada de Yoast. As recomendações do Yoast para ter um texto bem posicionado são: 

  • Inclua a palavra- chave ou palavra-chave no título principal do artigo e em um subtítulo.
  • Inclua a palavra-chave ou palavra-chave no primeiro parágrafo. 
  • Ter uma extensão de cerca de 1.300 palavras. 
  • Que a densidade da palavra-chave é de 3%. Ou seja: em um texto de 1.300 palavras, use a palavra-chave cerca de 20 vezes. 
  • Usar frases cortas. 
  • Use negrito. 

Incluir links: para conteúdo interno e outras fontes respeitáveis, como enciclopédias, mídia, entidades, universidades ou instituições. Obviamente, não inclua links para páginas de concorrentes 😉 Aproveite o conheça o melhor serviço de link building.

Meta título e Meta descrição: são os textos que acompanham os resultados no Google e que devem dar ao usuário uma ideia global do que vai encontrar no seu site, da mesma forma, devem ser textos que o convidem a ver mais.

Eles devem incluir a palavra- chave ou palavra-chave. O meta título deve ter de 65 a 70 caracteres, enquanto a meta descrição deve ter de 155 a 165 caracteres. 

URL: o link que identificará seu conteúdo deve incluir a palavra-chave e a palavra-chave. Faça o seu melhor para mantê-lo curto e fácil de lembrar e entender. 

Imagens principais e alternativas: todos os artigos devem incluir imagens que ilustrem o conteúdo e facilitem a leitura. Ao incluí-los, devem conter a palavra-chave em suas legendas e textos alternativos. 

O ideal é que os textos de um blog (artigos) tenham uma extensão superior a mil palavras e que contenham várias vezes a palavra-chave que você deseja posicionar, um termo relacionado ao setor e que tenha um bom volume de buscas. Dessa forma você garante que está presente e se posiciona cada vez mais. 

 

6 razões pelas quais sua marca precisa de SEO 

Se o que expusemos não for suficiente para convencê-lo da grande importância do SEO na presença da sua marca na web, aqui damos mais 6 motivos para você otimizar seu conteúdo: 

Você ganhará leads qualificados: para gerar conteúdo importante e útil e otimizar seu conteúdo com palavras- chave e backlinks para outras páginas, atrair leitores realmente interessados ​​no que você tem a dizer (e vender), esse leitor se tornará um lead ou contato de sua base de dados, e é muito provável que mais tarde seja um cliente. 

Você melhorará a experiência do usuário: Ao usar palavras-chave na quantidade adequada, os usuários precisam clicar menos vezes para encontrar o que estão procurando, o que se traduzirá em uma experiência melhor. Isso significa mais leads e mais clientes. 

Você venderá mais: ao ter um site atualizado que proporcione uma boa experiência, as vendas serão afetadas positivamente. Um site bem posicionado terá uma melhor reputação online e será um dos primeiros resultados na busca. 

É um excelente investimento: não é gratuito, pois requer tempo e talento, muitas vezes os serviços de uma agência especializada. Mas otimizar o conteúdo de um site é relativamente barato e o retorno é muito maior. 

É mensurável: como tudo na internet, SEO gera resultados, números. Essas métricas permitirão que você saiba o que está funcionando e o que não está e ajuste as estratégias para atingir seus objetivos. 

Ele permite que você conheça melhor seu setor e dê a sua marca a oportunidade de brilhar: pesquisando e fazendo todas as tarefas para posicionar melhor seu site, você descobrirá marcas que talvez não conhecesse, pensará em novas maneiras para divulgar sua marca e as soluções que ela oferece. 

 

Já otimizei meu conteúdo, e agora?

Como você deve saber, no Marketing Digital não basta fazer uma única tarefa. É um conjunto de estratégias que funcionam ao mesmo tempo para atingir um objetivo (mais vendas, mais leads, mais branding). Por isso, após otimizar seu conteúdo, é importante continuar o trabalho e aprimorá-lo com estas ações: 

Marketing por e-mail: o Grupo Radicati prevê que o número de usuários de e-mail aumentará para mais de 3 bilhões de pessoas até o próximo ano. Isso significa que o número de pessoas que usam seu e-mail para receber promoções, manter-se informados e tomar decisões de compra não aumentará. gigante, mas está em ascensão.

Ter um envio planejado e programado de e-mails que suportem a publicação do seu conteúdo é essencial para o sucesso da sua estratégia. Você pode usar plataformas como Mailchimp , Clientify ou RD Station, tudo com vantagens que lhe permitirão medir e analisar o seu público para lhes dar o que precisam quando precisam.

O e-mail é definitivamente e continuará sendo a maneira mais rápida e segura de se conectar com os usuários. 

Redes sociais: não ter perfil em pelo menos uma rede social é perder uma oportunidade de ouro de se conectar, entrar em contato e vender mais. Cada vez mais marcas estão aproveitando todos os benefícios dessas plataformas: tags, stories, GIFs, vídeos curtos ou longos, pesquisas.

Essa pode ser a melhor maneira de se conectar e conhecer melhor seu público. Além disso, é uma chance de soltar a criatividade e divulgar seu conteúdo de uma forma diferente da concorrência. As redes sociais podem ser o oxigênio que sua marca precisa.

Portais como o Facebook também possuem estatísticas super completas para que você saiba quais posts realmente se conectam com seus seguidores para que eles sejam atraídos ao site. 

Web push notifications do site: Push Notifications são textos que são enviados diretamente para dispositivos móveis (Smartphones e/ou tablets) com o sistema operacional iOS, Android, Blackberry ou Windows Phone.

As notificações ajudam desenvolvedores independentes e proprietários de aplicativos a manter seus usuários informados. Graças a eles, as marcas podem comunicar notícias sobre seus serviços sem ter que esperar que o usuário atualize a caixa de entrada ou abra o aplicativo correspondente. 

A otimização de conteúdo é importante porque seus usuários e leitores são importantes. Dar a eles conteúdo bem selecionado, com as palavras certas para orientá-los e ajudá-los a encontrar o que precisam não apenas dará à sua marca uma boa reputação, mas também ajudará você a vender melhor. 

É verdade que é um assunto complexo que também está em constante mudança. O Google lança novas políticas e ferramentas com as quais você precisa se manter atualizado. Por isso, contar com uma equipe de especialistas capazes de posicionar o site de uma marca em SEO é uma decisão sábia e um excelente investimento. Uma Consultoria de Marketing e SEO pode ser a melhor aliada nessa busca.

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