Tendências para o Setor do Esporte em 2021

0

O Brasil é conhecido pelo país dos esportes, e fazem parte do dia a dia de muitos brasileiros, seja jogando uma partida de futebol, de futvôlei, correndo, andando de bicicleta, enfim, diversas práticas esportivas.

No entanto, com a pandemia, muitas dessas práticas foram proibidas, e estão retomando gradualmente.

E muito em razão do distanciamento social e de todos os protocolos, o setor do esporte procurou se inovar e novas tendências surgiram.

Quais são as tendências para o mercado do esporte em 2021?

Tendências do esporte em 2021

Primeiramente, a pandemia estimulou a prática de esportes e os brasileiros desenvolveram novas paixões, além do futebol obviamente.

O Google fez uma pesquisa com cerca de 2 mil brasileiros no período entre 24 e 26 de novembro de 2020, e mostrou que houve um aumento do interesse por exercícios em casa, ciclismo e natação.

Uma outra pesquisa conduzida pela empresa de consultoria Sport Track, apontou que 39% declararam ter começado a praticar alguma prática esportiva.

Entre essas novas práticas, destacam-se a caminhada, corrida e bicicleta.

O que ficou bem claro com esse estudo é que as pessoas passaram a se preocupar mais com a saúde e bem-estar, e não apenas como uma questão de estética.

Um dos pontos observados aqui é que os exercícios praticados por conta própria levaram a um aumento de consultas em médicos ortopedistas, justamente pela ausência de supervisão de um profissional.

Portanto, mostra cada vez mais a importância de seguir as orientações para evitar lesões ou outros problemas de saúde.

Quais os esportes mais populares?

Estar em contato com a natureza já era uma tendência, e apenas se intensificou, como surfe, escaladas, trilhas, natação e ciclismo, geralmente praticados individualmente.

São todas práticas esportivas ao ar livre, sem aglomeração e sempre mantendo o distanciamento social.

Quando se trata das tendências dos esportes, trata-se apenas de esportes amadores e não de modalidades profissionais.

No contexto dos esportes profissionais, chama a atenção as novas modalidades que integrarão os jogos olímpicos de Tóquio: beisebol/softbol, karatê, escalada, surfe e skate.

Como o Brasil é um país da diversidade, alguns esportes são mais populares em determinadas regiões e em outras nem tanto.

Por exemplo, cidades com praias, o surfe, corridas na orla, futvôlei e ciclismo estão entre as atividades físicas mais praticadas.

Ao passo que cidades do interior mostram uma tendência a praticar esportes em ginásios, como vôlei, futsal e basquete.

Quais os desafios para o setor de esportes em 2021?

É tudo muito novo, logo, os desafios para o setor de esporte em 2021 são inúmeros, particularmente pelo cumprimento de todos os protocolos.

E para atender a essas demandas, será necessário um investimento em medidas efetivas de controle que permitam os confrontos físicos nos mais variados esportes.

Um bom exemplo foram os campeonatos de tênis, que tiveram que adotar uma série de medidas restritivas, e em alguns, com uma quarentena de duas semanas para os atletas.

Portanto, é mais aconselhável que essa retomada seja gradual, pois assim, será mantida a saúde e segurança de todos os envolvidos, sejam eles atletas ou espectadores.

Enquanto isso, os eventos online têm ganhado cada vez mais força, e para quem é apaixonado por esportes, até que seja permitida a entrada em estádios ou locais de competição, os organizadores têm investido em transmissões em alta qualidade graças às novas tecnologias.

Apenas a título de curiosidade, desde o ano passado, o Sesc implantou o Dia do Desafio no formato virtual,  que é para a promoção de um estilo de vida fisicamente ativo para a manutenção da saúde física e mental.

O tema da edição deste ano foi o ciclismo e os benefícios dessa atividade. Esporte que pode ser praticado tanto em bicicletas ergométricas indoor, quanto ao ar livre, seguindo o distanciamento social e todos os protocolos de saúde.

Ou seja, adaptações são possíveis sim, sempre visando a promoção da saúde e bem-estar.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.